Faz Sentido

É uma comunhão de pessoas que seguem um ideal: Jesus Cristo.

Bem-vindo ao Faz Sentido

Pré-Seminário

NOTÍCIAS

Encontros de Pré Seminário Jovem Adulto: 2019-2020

Vem daí! Jesus espera-nos

Encontros de Pré Seminário Jovem Adulto: 2019-2020

Encontros de Pré Seminário Jovem Adulto: 2019-2020

Encontros Pré Seminário

23 de Setembro de 2019

Datas para os próximos tempos:
 

    Outubro: 19/10/2019 - 1º Encontro

    Novembro: 23/11/ 2019 - 2º Encontro

    Dezembro: 21/12/2019 - 3º Encontro

    Janeiro: 11/01/2020 - 4º Encontro

    Fevereiro: 29/02/2020 - 5º Encontro

    Março: 21/03/2020 - 6º Encontro

    Abril: 4/04/2020 - 7º Encontro

    Maio: 9/05/2020 - 8º Encontro

    Julho: 4/07/2020 - 9º Encontro


«CRISTO VIVE: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo!» (Exort. ap. Christus vivit, n.1). É com estas palavras que o Papa Francisco abre a Carta Apostólica, escrita após o Sínodo sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional. Elas proclamam que Jesus está vivo, a tocar-nos como gostava de fazer, para nos curar para a novidade da nossa vida.
 
 
 
O Papa, num discurso direto e interpelador dirigido a cada jovem em concreto, mas sem se excluir, sustenta que Jesus «está em ti, está contigo e jamais te deixa. Por mais que te possas afastar, junto de ti está o Ressuscitado, que te chama e espera por ti para recomeçar. Quando te sentires envelhecido pela tristeza, os rancores, os medos, as dúvidas ou os fracassos, Jesus estará a teu lado para te devolver a força e a esperança. (Exort. ap. Christus vivit, n.2).
 
Ele está a pensar em todos os jovens, sem excluir sequer aqueles que não acreditam, ou se afastaram da Igreja. Pensa em ti e em mim. E em tantas pessoas como nós, sem colocar etiquetas sobre a nossa pele, à semelhança do que se faz com maçãs na máquina de separação.
O Papa sabe que somos todos muito particulares: «Nalguns jovens, reconhecemos um desejo de Deus, embora não possua todos os delineamentos do Deus revelado. Noutros, podemos vislumbrar um sonho de fraternidade, o que já não é pouco. Em muitos, existe um desejo real de desenvolver as capacidades de que são dotados para oferecerem algo ao mundo. Nalguns, vemos uma sensibilidade artística especial, ou uma busca de harmonia com a natureza. Noutros, pode haver uma grande necessidade de comunicação. Em muitos deles, encontramos o desejo profundo duma vida diferente. Trata-se de verdadeiros pontos de partida, energias interiores que aguardam, disponíveis, uma palavra de estímulo, luz e encorajamento.» (Exort. ap. Christus vivit, n.84).
 
 
 
É ao sabor destas palavras que te convidamos a frequentar os encontros para discernir a vocação, isto é, o chamamento de Jesus, para depois decidir, com generosidade, a opção fundamental da vida, ao serviço do seu Povo. Alegra-te com esta possibilidade, gratuita e transparente, que alguns discípulos de Jesus, em nome dele e no contexto da comunidade local, te proporcionam no Seminário Conciliar de Braga.
Vem daí! Jesus espera-nos. Já saiu ao nosso encontro. Mas, se ainda precisares de mais alguma palavra de incentivo, medita nestas: «Mas, contra os sonhos que inspiram as decisões, há sempre «a ameaça da lamentação, da resignação. Estas deixemo-las aos que seguem a “deusa lamentação”! (...) [Esta] é um engano: faz com que te encaminhes pela estrada errada. Quando tudo parece estar parado e estagnante, quando os problemas pessoais nos preocupam, as dificuldades sociais não encontram as devidas respostas, não é bom dar-se por vencido. O caminho é Jesus: façamo-Lo subir para o nosso barco e façamo-nos ao largo com Ele. Ele é o Senhor! Ele muda a perspetiva da vida. A fé em Jesus conduz-nos a uma esperança que vai mais além, a uma certeza fundada não só nas nossas qualidades e habilidades, mas na Palavra de Deus, no convite que vem d’Ele. Sem fazer demasiados cálculos humanos nem se preocupar com verificar se a realidade que vos circunda coincide com as vossas certezas, fazei-vos ao largo, saí de vós mesmos». (Exort. ap. Christus vivit, n.141).
 
 
 

Para ver:
Uma proposta credível:
Notícias:
 
Contactos:
SEMINÁRIO CONCILIAR DE S. PEDRO E S. PAULO DE BRAGA
PRÉ-SEMINÁRIO JOVEM / ADULTO
Campo de Santiago, 47 – 4704-532 Braga – Tel. 253203300 – Fax 253203301
Pe. Joaquim Félix : joaquimfelix@hotmail.com

Pe. Joaquim Félix