Faz Sentido

É a principal casa para o discernimento vocacional. 

Bem-vindo ao Faz Sentido

Seminário Maior

NOTÍCIAS

"O silêncio inquieta e perturba, é desafiante, um aperto no coração de quem se refugia constantemente no barulho para não ser interpelado por ele. "

A vida no espelho do Silêncio

A vida no espelho do Silêncio

Retiro

19 de Setembro de 2018

O silêncio inquieta e perturba, é desafiante, um aperto no coração de quem se refugia constantemente no barulho para não ser interpelado por ele. O silêncio é um espelho precioso, poderíamos dizer de alta definição para a indefinição de uma vida que não tem tempo para se questionar com calma e paciência. Daí sentir-me grato por ele! Pela oportunidade de o encontrar. Muito grato!

Diante do silêncio, aclaram-se as fragilidades, as dificuldades de uma vida que quer ser mais plena. Talvez este seja o maior benefício do silêncio, o encontro com o que de mim está mais longe da minha consciência. Este silêncio que não é ausência de barulho, mas interpelação e questionamento de mim mesmo: que quero? Que preciso melhorar? Que sentido está a ter a minha vida, os meus relacionamentos, como está a verdade no meu propósito de ser melhor? E ir em busca de propósitos realizáveis, em busca de um sentido mais pleno para este caminho de crescimento. Deixar-se interpelar pelo Silêncio de Deus que necessita do nosso silêncio para brotar como ânimo, alento que muitas vezes falta perante tantas dificuldades.

Porventura o maior desafio deste silêncio exterior que tende a promover o silêncio interior será, no meio do barulho a que regressamos necessariamente, ser capaz de manter o verdadeiro silêncio, encontrar espaços para voltar à fonte e não esquecer que é a partir dele que podemos encontrar paz no meio de tantas incertezas e medos.

No meio dele, sentimo-nos perdidos, sem saber onde encontrar respostas claras. Mas elas surgem, não como soluções evidentes ou fórmulas de ação, mas como alegria para caminhar.


José Miguel Silva, 2º ano