Faz Sentido

É a principal casa para o discernimento vocacional. 

Bem-vindo ao Faz Sentido

Seminário Maior

NOTÍCIAS

Este encontro é importante para uma formação completa dos candidatos ao sacerdócio, pois o caminho de discernimento vocacional envolve muitos agentes e educadores. O sacerdote desempenha um papel fundamental e insubstituível nesse discernimento.

Encontro com párocos dos seminaristas 2019

Encontro com párocos dos seminaristas 2019

Discernimento vocacional

09 de Fevereiro de 2019

O passado dia 6 de fevereiro, em pleno tempo de exames, ficou marcado pelo encontro anual com os párocos dos seminaristas do Seminário Conciliar de Braga. Este encontro é importante para uma formação completa dos candidatos ao sacerdócio, pois o caminho de discernimento vocacional envolve muitos agentes e educadores. O sacerdote desempenha um papel fundamental e insubstituível nesse discernimento.

Num primeiro momento, os sacerdotes presentes puderam ouvir as palavras do Sr. D. Nuno Almeida que proferiu uma pequena reflexão intitulada “Jovens, paróquia e discernimento vocacional”.

Esta reflexão focou-se em três pontos fundamentais: o primeiro intitulava-se “Tudo fazer para que os jovens cruzem o seu olhar com Jesus Cristo!”. Nele, D. Nuno Almeida recorda, as palavras do Santo Padre que questiona os sacerdotes: “Na tua agenda semanal, quanto tempo tens para dedicar aos jovens”. Este ponto realçou a necessidade dos sacerdotes oferecerem tempo aos jovens e de os conhecer, ouvir acompanhar no seu crescimento, à imagem dos discípulos de Emaús.

O segundo ponto da reflexão intitulou-se “Tudo fazer para que os jovens escutem a Voz e Chamamento de Jesus Cristo!”. Nesta etapa, é fundamental o apoio dos sacerdotes para fornecerem algumas chaves de leitura aos jovens, pois o caminho de discernimento vocacional também contempla uma etapa interpretativa.

O terceiro ponto de reflexão focou-se no “Tudo fazer para juntos seguirmos Jesus”. Neste ponto, D. Nuno Almeida procurou mostrar a necessidade dos pastores e educadores olharem para os jovens com a mesma atitude de Jesus, a fim de discernir na vida deles os sinais da ação do Espírito. Isto só será possível com a escuta de Cristo e a comunhão com Ele.

Após esta partilha, o encontro entrou num segundo momento, em que, à volta da mesa, foi possível partilhar ideias e experiências, num momento sempre enriquecedor de convívio.

Pedro Antunes, 5º ano.