Faz Sentido

Faz Sentido canalizarmos os nossos esforços a favor de um bem comum.

Bem-vindo ao Faz Sentido

Seminário Maior

NOTÍCIAS

Inteligência Artificial: desafios éticos - Que futuro queremos?

No dia 17 de outubro realizou-se o primeiro Serão Cultural deste ano letivo, tendo como tema “Inteligência Artificial: desafios éticos” e como orador o Pe. António Bartolomeu Jácomo Ferreira, Professor da Universidade Católica, no Porto, e membro do Instituto de Bioética.

Inteligência Artificial: desafios éticos - Que futuro queremos?

Inteligência Artificial: desafios éticos - Que futuro queremos?

Inteligência Artificial

18 de Outubro de 2019

 

            Numa intervenção centrada no conceito de “Inteligência Artificial”, pudemos refletir sobre os desafios que o seu desenvolvimento traz à Humanidade. 

            Perante esta realidade, a nossa atitude nunca deverá ser a de ignorar estes avanços ou olhá-los como algo negativo, mas procurar usá-los em proveito da Humanidade, sem, contudo, permitir que se sobreponham ao Homem, que deverá ter sempre o domínio sobre os referidos avanços tecnológicos. Cabe ao Homem, na sua necessidade de criar, e nesta realidade de diálogo Homem-máquina, refletir sobre o seu papel no futuro da Humanidade, estando consciente do “risco de uma sociedade dessensibilizada, desincorporada e desumanizada”, como o próprio defendeu. Evitar que isto aconteça é um dos grandes desafios, e a solução passa pelo que apelidou de “tecno-antropologia”, ou seja, uma reflexão antropológica sobre os avanços tecnológicos. Aqui a Igreja tem o dever de lutar por uma sociedade em que a tecnologia é controlada pelo Homem, e nunca o contrário, embora não deva negar a utilização da mesma nas nossas vidas.

            No final, era clara a ideia de que é inevitável aceitar o desenvolvimento e as mudanças que dele advém, ficando no ar as seguintes questões: que futuro queremos? Como conseguimos construir a nova humanidade?

Autor: Carlos Furtado; Fotos: Rui Machado