Faz Sentido

Edifica o olhar que está para além do horizonte comum.

Bem-vindo ao Faz Sentido

Seminário Maior

NOTÍCIAS

"Papa Francisco institui a Memória de Maria "Mãe da Igreja" no calendário litúrgico."

Maria, Mãe da Igreja

Maria, Mãe da Igreja

Maria

21 de Maio de 2018

Através de um Decreto publicado no dia 3 de março, com a chancela da Congregação do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, o Papa Francisco determinou a inscrição da Memória da «Bem-aventurada Virgem, Mãe da Igreja» no Calendário Romano Geral. Esta memória será celebrada todos os anos na Segunda-feira depois de Pentecostes; hoje, portanto.

Com esta Memória pretende-se favorecer o crescimento do sentido materno da Igreja nos Pastores, nos religiosos e nos fiéis, como, também, da genuína piedade mariana. Tema que, como bem recordamos, foi desenvolvido pelo Papa Francisco na sua última peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, quando afirmou na homilia da Missa: «Temos Mãe!»

«Esta celebração ajudará a lembrar que a vida cristã, para crescer, deve ser ancorada no mistério da Cruz, na oblação de Cristo no convite eucarístico e na Virgem oferente, Mãe do Redentor e dos redimidos», lê-se no Decreto.

A assinalar esta Memória, deixamos este álbum fotografias, da autoria do Pe. Joaquim Félix, de uma imagem de «Maria, Mãe da Igreja». Trata-se de uma escultura da escola umbro-marquesa da segunda metade do século XIV. Foi comprada pelo beato Paulo VI, no ano de 1978, e depois oferecida pelo Papa Francisco à basílica de S. João de Latrão. É uma escultura em madeira, com cerca de 125 cm de altura. Repare-se na gestualidade da Mãe e do Menino. E, como não poderia deixar de surpreender-nos, contemple-se aquela imensa mão de Maria, que segura o Menino; a mão da Mãe, a mão na qual mais confiamos.


Seminário Conciliar de Braga