Faz Sentido

Tempo de redescobrir, renovar e cultivar a nossa fé em Cristo Ressuscitado que nos pode chamar individualmente a agir em seu nome.

Bem-vindo ao Faz Sentido

Seminário Maior

NOTÍCIAS

Semana dos Seminários e Vigílias de Oração

Com o lema «O Senhor não pensa apenas naquilo que tu és, mas em tudo aquilo que poderás chegar a ser», iniciou-se a Semana de Oração pelos Seminários no arciprestado de Vila Verde. Deste modo, entre os dias 9 e 17 de Novembro tivemos a possibilidade de, neste arciprestado, apresentar, de forma mais esclarecida, o que se compreende por Seminário, assim como o quotidiano dos seminaristas

Semana dos Seminários e Vigílias de Oração

Semana dos Seminários e Vigílias de Oração

Semana dos Seminários

22 de Novembro de 2019

Neste sentido, pela presença e participação nas diversas catequeses e Eucaristias procuramos despertar, nos jovens, a sensibilidade para o discernimento da vocação de cada um. Desta forma, dêmos a conhecer cada vocação, apelamos ao sentido de generosidade, pelo qual cada um pode responder ao chamamento de Deus.  Pelo diálogo e testemunho Podemos, ainda, desmitificar algumas das possíveis ideias pré-concebidas acerca dos Seminários, ou até mesmo algum efetivo desconhecimento sobre o mesmo.

Ninguém faz nada sozinho, somo seres criados em comunidade e para a comunidade, porque é das famílias e das comunidades que brotam as várias vocações da Igreja. Neste contexto, realizaram-se ainda duas Vigílias de oração pelos Seminários, na Igreja de S. Paulo em Braga, e na Igreja matriz de Vila Verde. Nestes momentos, marcaram-nos as palavras do Arcebispo Primaz Dom Jorge Ortiga, que desafiou todos os jovens a deixarem-se tocar por Deus, renunciando e a qualquer receio de dizer sim ao chamamento de Deus. Sem propostas não há respostas, pelo que todos nós somos chamados a potenciar, de modo amplo e concreto, o discernimento e liberdade daqueles que amamos.

Carlos Abreu, 3º Ano; Fotos: Rui Machado