Faz Sentido

Edifica o olhar que está para além do horizonte comum.

Bem-vindo ao Faz Sentido

Seminário Maior

NOTÍCIAS

A dois de julho, o Seminário Conciliar de Braga celebrou a festa dos seus Padroeiros, São Pedro e São Paulo (efeméride a 29 de Junho), numa solenidade em que a Igreja reconhece não só a virtude cristã dos mais importantes apóstolos que deram a vida pelo Evangelho mas também o seu “fundamento” e a sua “missão universal”. Por esse motivo, São Pedro e São Paulo são figuras inseparáveis na tradição da Igreja e delineiam o modelo formativo dos novos pastores.

Seminário Conciliar invoca os Padroeiros

Seminário Conciliar invoca os Padroeiros

Festa

05 de Julho de 2019

O dia começou muito cedo com o trabalho solidário de todos os seminaristas e funcionárias que, com muita alegria e boa disposição, começaram os preparativos para a festa. 
Neste dia tão especial, contamos com a estimada presença do nosso Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, que presidiu à Eucaristia comunitária, realizada na Igreja de São Pedro e São Paulo. Na sua homilia, D. Jorge destacou as virtudes de São Pedro e São Paulo, exortando-nos a perspetivar as nossa vidas, configurando os nossos corações com o coração dos Apóstolos. Convidou os todos os presentes, mais particularmente os seminaristas e diáconos, a tomarem como referênciao exemplo dos quatro Arcebispos Santos de Braga, Beato Bartolomeu dos Mártires, São Frutuoso, São Martinho de Dume e São Geraldo, verdadeiros modelos de continuidade da vida apostólica e da tradição da Igreja. 
No decurso da homilia, partilhou uma nota histórica de especial relevância para nós: o testemunho de santidade dado por Frei D. Bartolomeu dos Mártires, fundador do nosso Seminário que, por resultar de uma decisão do Concilio de Trento, passou a chamar-se “Conciliar”. Com as suas palavras, D. Jorge aproximou-nos da vida dos seus antecessores, numa ponte histórica que é constantemente atravessada pelo Espírito Santo, que guia a sua Igreja. 
Esta celebração ficou ainda marcada pela Profissão de Fé e declaração jurada (ou juramento de fidelidade) de três diáconos: Fernando Carneiro, Vítor Gonçalves e Tiago Varanda, chamados a viver na fidelidade ao compromisso assumido e na obediência aos sucessores apostólicos. Estes diáconos são os candidatos às ordenações presbiterais que terão lugar no dia 14 de julho às 15h30 na cripta da Basílica do Sameiro, e para as quais os leitores estão também convidados. Na Eucaristia, contamos também com a presença de muitos colaboradores e amigos que, com a sua alegria, alimentaram o espírito festivo. 
Por fim, e como não podia deixar de ser, tivemos um momento de convívio que procurou seguir à risca o verdadeiro espírito do típico arraial minhoto, começando, desde logo, com a tão desejada sardinhada que culminou com o típico caldo verde. É de louvar todo o trabalho pensado e desempenhado pelos alunos desta casa que, uma vez mais, não quiseram fugir à tradição. 

Luís Martins, 5º ano