Faz Sentido

Tempo de redescobrir, renovar e cultivar a nossa fé em Cristo Ressuscitado que nos pode chamar individualmente a agir em seu nome.

Bem-vindo ao Faz Sentido

Seminário Maior

NOTÍCIAS

"A capela Árvore da Vida foi agraciada, em 2011, com o prémio ArchDaily para edifício religioso com melhor arquitetura, e tornou-se mundialmente conhecida. Na construção de uma via hermenêutica de acesso ao seu tálamo eucarístico, em cuja criação participámos, explora-se a sua compreensão multidimensional: as diferentes camadas simbólicas; como memória e recriação se implicam."

Tálamo dos Cânticos na capela Árvore da Vida:  por uma espiritualidade do atrevimento

Tálamo dos Cânticos na capela Árvore da Vida: por uma espiritualidade do atrevimento

Arte na Liturgia

22 de Maio de 2018

Artigo do Pe. Joaquim Félix

com imagens inéditas de três fotógrafos profissionais:

Nelson Garrido, Nick Kane e Santo Eduardo Di Miceli

----------

Fonte do artigo: https://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/37376

 

Resumo

A capela Árvore da Vida foi agraciada, em 2011, com o prémio ArchDaily para edifício religioso com melhor arquitetura, e tornou-se mundialmente conhecida. Na construção de uma via hermenêutica de acesso ao seu tálamo eucarístico, em cuja criação participámos, explora-se a sua compreensão multidimensional: as diferentes camadas simbólicas; como memória e recriação se implicam. Nesse diálogo temos presentes as criações artísticas, a literatura mística (sobretudo comentários de Santa Teresa e sermões de S. Bernardo sobre o Cântico dos Cânticos) e a poesia contemporânea. Ensaístico e meditativo, o texto desafia para uma espiritualidade do atrevimento, no sentido teresiano, cuja expressão criativa se institui no renovar poético da espacialidade, da praxis escultórica, da performance ritual e da linguagem religiosa.

 

Abstract: The Tree of Life chapel was awarded in 2011 with the ArchDaily prize to the best religious architecture and became known worldwide. In the construction of a hermeneutic path of access to the eucharistic thalamus, in whose creation I participated multidimensional comprehension: the different symbolic layers; as memory and recreation imply themselves. On that dialogue we have present artistic creations, the mystic literature (specially comments from Saint Theresa and the contemporaneous poetry. Essayistic and meditative, the text challenges to a boldness spirituality, in Theresa’s sense, whose creative expression is instituted in the poetic renovation of spatiality, sculptural praxis, ritual performance and religious language.

 

Para ler todo o artigo, com fotografias inéditas da autoria de três reconhecidos fotógrafos profissionais: Nelson Garrido (Portugal), Nick Kane (Inglaterra) e Santo Eduardo Di Miceli (Itália), basta abrir o link:

 

https://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/37376

 

O artigo encontra-se publicado na revista REVER. A REVER - Revista de Estudos da Religião é uma publicação quadrimestral resultante da parceria internacional entre o Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e o Instituto de Estudos de Religião (www.ier.ucp.pt) da Universidade Católica Portuguesa. Neste momento o IER acabou de coordenar o primeiro dossier de 2018: Arte é liturgia? Já está disponível na versão on-line da revista.

Este dossier temático resulta do trabalho exploratório de um grupo de pesquisa, enquadrado na linha de investigação «Performatividades e Estéticas do Religioso», do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER), da Universidade Católica Portuguesa. Nele colaboraram vários investigadores da Faculdade de Teologia – Braga: João Manuel Duque, Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, Joaquim Félix de Carvalho. A colaboração dos investigadores da Universidade Católica Portuguesa integra, também, artigos de Paulo Pires do Vale, Alfredo Teixeira, Luísa Almendra, Rui Miguel Fernandes.
Para aceder ao conteúdo desta e de todas as outras secções da revista, que é de acesso livre, é só abrir o link:

https://revistas.pucsp.br//index.php/rever

Pode inclusive fazer-se o download de todos os artigos que estão disponíveis em versão PDF.

Este número inaugura uma parceria com o Instituto de Estudos de Religião (www.ier.ucp.pt) da mesma Universidade, na coedição da REVER, cumprindo o objetivo de tornar este projeto da PUC de São Paulo mais diversificado no espaço lusófono e na cena internacional.

Pe. Joaquim Félix