Faz Sentido

Tempo de redescobrir, renovar e cultivar a nossa fé em Cristo Ressuscitado que nos pode chamar individualmente a agir em seu nome.

Bem-vindo ao Faz Sentido

Seminário Maior

NOTÍCIAS

Família em Missão

Neste testemunho temos uma linda lição de vida: nada passa pela nossa vida por engano. Não existem erros nos planos de Deus. Por isso, entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, mas crer que ele está no comando e tem um plano para a nossa vida faz a caminhada valer a pena.

Família em Missão

Família em Missão

Missão

22 de Outubro de 2018

No dia 11 de outubro, o CMAB (centro missionário arquidiocesano de Braga) realizou um encontro com os seminaristas dos seminários maior e menor. O encontro principiou com uma celebração Eucarística presidida pelo Pe. José Dias Lima na Igreja de São Paulo. Seguiu-se jantar e, por último, o testemunho missionário do casal, a respeito de ser uma família em missão.
Antes de tudo, o Pe. Vítor desejou as boas vindas a todos e manifestou a sua alegria pela criatividade do CMAB, o sair para anunciar, porque, desta forma, todos como Igreja concretizamos o apelo do Papa, «ser uma Igreja em saída».
 
Há muitas formas de ser missionário(a). Santa Terezinha nunca saiu do convento e tornou-se padroeira das missões ao lado de São Francisco Xavier, que evangelizou na Ásia. Hoje em dia, uns evangelizam pelas obras, outros pelas atitudes e outros ainda pelo sofrimento. Susana e Adelino foram chamados a São Tomé para uma missão. No dia 11 de maio de 1991, na Igreja de São Pedro de Rates, Deus uniu-os e fez deles um só corpo (matrimónio). Agraciados por Deus sempre, eles e os seus filhos dedicaram-se ao serviço da Igreja em várias dimensões (catequese, coral da Paróquia).

Se alguém quer seguir-me, renuncie a si mesmo tome a sua cruz e siga-me.
 
Não foi fácil tomar a decisão, mas o bom é que todos os apoiavam. E com a graça de Deus eles aceitaram e foram dar o melhor de si ao povo de São Tomé, um povo com muitas necessidades, mas que agradecia pelo pouco que lhe era dado. Através deste povo, com um coração de missionário, eles aprenderam a ser humildes sem ser humilhados, administrar a motivação e lidar com as diferenças. Para Além dos inúmeros trabalhos que tinham, como por exemplo, agricultura, saúde, formação dos catequistas, construção civil, etc., também eles vendiam chocolates para garantir a própria vida e a dos outros. As dificuldades que encontravam nunca as impediam de realizar a sua missão.

Afinal, o vencer das dificuldades também faz parte da missão, porque em tudo Deus mantinha-os sempre firmes na fé, alegres na esperança e generosos na caridade, e, pela caridade, aprenderam que? “irmão” é nome sagrado, é ligação para a vida e é dádiva de Deus.
Com eles ficou a experiência e a vivência. Portanto, neste testemunho temos uma linda lição de vida: nada passa pela nossa vida por engano. Não existem erros nos planos de Deus. Por isso, entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, mas crer que ele está no comando e tem um plano para a nossa vida faz a caminhada valer a pena.

Para terminar, a Sara, a responsável do CMAB, juntamente com Padre Jorge, agradeceram ao casal pela disposição e colaboração. E a todos pediram que o testemunho deste casal suscite em nós a vontade de vivermos o nosso chamado de sermos missionários, porque a missão não é somente para os consagrados, mas para todo batizado.

Jaimito e Guilherme