Faz Sentido

É o início do caminho em direção a Cristo.

Bem-vindo ao Faz Sentido

Seminário Maior

NOTÍCIAS

Tecer Comunidades

Comunidades que saibam viver com a diversidade e que não promovam o isolamento, que saibam acolher e motivar, comunidades onde todos têm lugar.

Tecer Comunidades

Tecer Comunidades

Comunidades

13 de Novembro de 2018

No passado dia 8 de novembro, o Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo recebeu a visita do seu Arcebispo, D. Jorge Ortiga, que celebrou Eucaristia, tendo em seguida permanecido no Seminário para jantar com a comunidade e encontrar-se com os alunos do Propedêutico.
Na sua Homilia, D. Jorge realçou o Programa Pastoral da Arquidiocese para o presente Ano Pastoral, “Ser Esperança”, que se concretiza numa perspetiva comunitária. O aspeto comunitário mereceu especial atenção nesta homilia, não fosse este seminário uma comunidade que prepara pastores que, mais tarde, irão assumir as suas próprias comunidades. D. Jorge chamou a atenção para um aspeto em específico do programa: “tecer comunidades”. Comunidades que saibam viver com a diversidade e que não promovam o isolamento, que saibam acolher e motivar, comunidades onde todos têm lugar.
Depois do jantar, reuniu-se com os alunos do Propedêutico com o objetivo de os conhecer melhor e de estes mesmos alunos conhecerem o seu Bispo. Partilhou com eles experiências do seu tempo de seminarista, aconselhando-os acerca dos estudos, do viver em comunidade e do viver da espiritualidade. Para tudo, o segredo é colocar Deus no centro das suas vidas.
Foi, pois, um fim de tarde e noite de partilha entre Seminaristas e o seu Bispo, numa aproximação enriquecedora ao Pastor da nossa Arquidiocese.
 

Carlos José