Faz Sentido

É uma comunhão de pessoas que seguem um ideal: Jesus Cristo.

Bem-vindo ao Faz Sentido

Seminário Maior

NOTÍCIAS

Estes momentos de lazer, culturais, de meditação e reflexão proporcionaram uma enriquecedora reflexão para o início deste novo ano letivo, quer a nível intelectual, quer a nível espiritual e pastoral com vista a uma melhor vivência comunitária.

Um ano a germinar

Um ano a germinar

Programaçao

22 de Outubro de 2018

Entre os dias quatro e sete de outubro decorreu, no distrito de Évora, o fim-de-semana de programação da nossa comunidade de seminário.
 
A atividade começou com a visualização do filme «Des hommes et des dieux», depois da qual se procedeu uma reflexão que procurou visar aspetos que podem ser úteis para uma melhor convivência em comunidade, quotidianamente. Após o jantar, realizou-se a apresentação do livro Restauro Filológico. Órgão – Manuel de Sá Couto, intercalada com um concerto realizado pelo organista convidado, André Bandeira e pela Schola Cantorum.
 
No dia seguinte, partimos rumo a Vila Viçosa, onde ficamos hospedados no Seminario Menor. Após o almoço, partilhamos as reflexões feitas em grupo no dia anterior. Logo de seguida, tivemos presente entre nós o D. Francisco Senra, o qual celebrou connosco a eucaristia e, logo após o jantar, encontrou-se connosco a fim de nos desafiar à abertura de mentalidade para os problemas futuros possíveis, passando pela evangelização a partir dos pequenos grupos, entre muitos outros desafios. Após esse momento reflexivo, pudemos conhecer melhor as ruas de Vila Viçosa.
 
No dia seguinte, após a eucaristia e o pequeno-almoço, saímos para Évora, onde fomos visitar o Mosteiro da Cartuxa, no qual os monges levam uma vida solitária de oração e contemplação, e a Sé catedral de Évora. Almoçamos no Seminario Maior em Évora, onde pudemos conhecer alguns dos seminaristas e conhecer melhor as suas raízes e tradições. Seguidamente visitamos a Igreja de São Francisco e a Capela dos Ossos, local que nos convida a refletir sobre a efemeridade da vida humana e, por isso, a um compromisso de uma permanente vivência da fé. Depois, tornou-se oportuna a visita ao centro histórico de Évora antes do regresso para Vila Viçosa. Já em Vila Viçosa, desfrutamos de uns momentos de convívio, relaxamento e descanso.
 
No último dia, após a eucaristia e o pequeno-almoço, visitamos o Paço Ducal de Vila Viçosa mandado construir em 1501 pelo quarto Duque de Bragança. Despedimo-nos assim do Seminário Menor de Vila Viçosa após o almoço. Aproveitamos ainda a oportunidade de nos deslocarmos ao Mosteiro de Alcobaça, património mundial da UNESCO desde 1989. Daqui partimos de regresso à cidade de Braga.
 
Estes momentos de lazer, culturais, de meditação e reflexão proporcionaram uma enriquecedora reflexão para o início deste novo ano letivo, quer a nível intelectual, quer a nível espiritual e pastoral com vista a uma melhor vivência comunitária.
 
 

Rafael Gonçalves