Faz Sentido

Tempo de redescobrir, renovar e cultivar a nossa fé em Cristo Ressuscitado que nos pode chamar individualmente a agir em seu nome.

Bem-vindo ao Faz Sentido

Seminário Menor

NOTÍCIAS

No dia 9 de dezembro, acolhemos, com toda a alegria e empenho, adolescentes provenientes de toda a nossa Arquidiocese em mais um dia de Pré-seminário Jovem. Após um caloroso acolhimento, foi proposta uma dinâmica vocacional intitulada “à escuta”, a qual se virem envoltos os seminaristas e os pré-seminaristas. Sem grande esforço, as conclusões foram imediatas: todos temos necessidade da atenção e da escuta para nos orientarmos e que não devemos ficar limitados ou presos perante a dificuldade na escuta.

O Menino Profeta

O Menino Profeta

Pré-seminário

09 de Dezembro de 2017

No dia 9 de dezembro, acolhemos, com toda a alegria e empenho, adolescentes provenientes de toda a nossa Arquidiocese em mais um dia de Pré-seminário Jovem.

Após um caloroso acolhimento, foi proposta uma dinâmica vocacional intitulada “à escuta”, a qual se virem envoltos os seminaristas e os pré-seminaristas. Sem grande esforço, as conclusões foram imediatas: todos temos necessidade da atenção e da escuta para nos orientarmos e que não devemos ficar limitados ou presos perante a dificuldade na escuta.

De seguida, dirigimo-nos para a Sala Pe. António para conhecer este “Menino Profeta”. A história de Samuel, referencia para este dia de discernimento vocacional, encontrou, no seio destes adolescentes, um sentimento de proximidade, olhando as semelhanças dos seus processos de relação com Deus, concretamente quanto à importância dos dinamismos da escuta no processo vocacional e o papel e a superação das dificuldades da escuta.

Após a Eucaristia e o almoço, todos fomos convidados a exercitar o ouvido a partir de um workshop designado por “arte de escutar”. Com ajuda do Prof. André Carvalho, professor de música do Seminário, todos pudemos, a partir de composições de Mozart, Beethoven, Bach e Cage, educar para as quatro variantes de um percurso vocacional: atenção, interioridade, relação com Deus e silêncio.

Terminado o habitual momento de desporto e o lanche, os adolescentes remaram até as sus paróquias como verdadeiros “meninos profetas” em relação com Deus.

Gabriel Silva, 9º Ano