Faz Sentido

É a principal casa para o discernimento vocacional. 

Bem-vindo ao Faz Sentido

Seminário Menor

NOTÍCIAS

O Seminário de Nossa Senhora da Conceição agarrou também o desafio relativo à dinâmica dos grupos “Semeadores de Esperança” proposta pela Arquidiocese. No primeiro encontro realizado, debruçando-se sobre o primeiro tema, “Um Indicador de Esperança”, a comunidade do Seminário pôde refletir a partir do testemunho de João Batista, como “aquele que precede, o que prepara e o que indica o caminho para o Senhor”, ou seja, aquele que "é a ‘voz’, o percursor e o indicador da esperança”.

Um Indicador de Esperança

Um Indicador de Esperança

Semeadores de Esperança

13 de Janeiro de 2018

Procurando responder ao convite lançado pelo Sr. D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, no passado dia 8 de dezembro, no contexto da Festa das Famílias do Seminário, o Seminário de Nossa Senhora da Conceição iniciou os seus encontros relativos à dinâmica dos grupos “Semeadores de Esperança” proposta pela Arquidiocese.
Tendo agarrado este desafio, pareceu por bem à comunidade do Seminário usar o tempo da oração Taizé para estes encontros, debruçando-se sobre o primeiro tema: “Um Indicador de Esperança”.
Assim sendo, neste tempo de oração, foi possível refletir a partir do testemunho de João Batista, como “aquele que precede, o que prepara e o que indica o caminho para o Senhor”, percebendo-se que “ao indicar Jesus presente no nosso meio, ele desencadeia um movimento de esperança que levou os primeiros discípulos ao seguimento de Cristo”. Deste modo, “não sendo João Batista a esperança de Israel, ele apresenta-se como a ‘voz’, o percursor e o indicador dessa mesma esperança no meio dos homens”.
Por último, é de salientar a ajuda que a Arquidiocese disponibiliza através da publicação mensal de diferentes temas que permitem uma reflexão mais cuidada acerca da Esperança.

Diogo Silva