70 anos da Conferência Vicentina do Seminário Conciliar

Comemorar 70 anos é sempre uma oportunidade para relembrar pessoas e   acontecimentos marcantes, revisitando a sua história. Foi neste espírito que a Conferência Vicentina do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo comemorou 70 anos da sua fundação, propondo à comunidade, e não só, um programa com vista a assinalar o seu aniversário.

As comemorações iniciaram-se no dia 11 de março com uma oração que congregou todos os seminaristas, e na qual tivemos oportunidade de rezar por todos aqueles que são ajudados pelas conferências vicentinas, em especial por todos aqueles que são colocados, por vezes, à margem da sociedade e que sofrem por não terem uma casa onde habitar.

Já no dia seguinte, 12 de março, assistimos, em comunidade, ao filme “Parasitas”. Com a visualização deste filme, pudemos refletir acerca das desigualdades sociais, que, embora convivam muitas vezes bem de perto, se apresentam bem distantes em diferenças, não se compreendendo entre elas, levando a ações inconsequentes, no desespero pela rápida ascensão social, vista como solução para todos os problemas.

No dia 13 de março, tivemos o culminar das comemorações, com Eucaristia Solene e jantar comemorativo, nos quais se juntaram a nós, entre outros convidados, o Sr. Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e o Bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira. A Eucaristia foi o momento privilegiado de agradecer a Deus por todo o trabalho realizado por esta conferência, bem como agradecer por todos aqueles que colocaram os seus dons a render em prol desta instituição, não esquecendo, nas nossas intenções, o 7.º aniversário de Pontificado do Papa Francisco e as vítimas da atual pandemia. Seguiu-se o jantar, no qual celebramos a alegria do serviço que prestamos através desta conferência, partilhando experiências, e confiantes na continuidade desse serviço em prol dos mais necessitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.