A vida comunitária perpassa todo o processo formativo de cada seminarista, provocando nele o desejo de, num futuro próximo, viver a fraternidade presbiteral. Assim, o serviço na comunidade afigura-se como preponderante, como forma de cultivar a capacidade de conviver e de se integrar em grupo, de assumir gradualmente responsabilidades e de desenvolver o espírito de iniciativa, de trabalhar em equipa, de reconhecer a necessidade do outro.
A pastoral litúrgica engloba a equipa de música, que tem como finalidade assegurar a existência de um reportório musical conhecido pela comunidade; a equipa de tempos fortes, que se fundamenta na vivência dos tempos de preparação para o Natal e para a Páscoa; a equipa de preparação de espaços litúrgicos, responsável pela preparação de espaços para a oração comunitária; e, por fim, a equipa de sacristia, responsável pela organização das celebrações litúrgicas.
A pastoral da animação engloba diferentes vertentes. O Grupo de Teatro São João Bosco tem como objetivo primordial a promoção da entreajuda e o desenvolvimento das relações pessoais. Abraçando este projeto, cada um dá o melhor de si quer na definição do rumo da peça quer na ajuda o colega, sugerindo-lhe, sempre de modo construtivo, outros modos de interpretação.
O Bar surge no seio desta comunidade com a intenção de fomentar a interação e a partilha, na certeza de um ser humano equilibrado é aquele que sabe trabalhar, mas também descansar e divertir-se.
Com o Desporto, pretende relembrar-se a importância da prática do desporto na nossa saúde física e mental. O equilíbrio entre corpo e mente é fundamental para respondermos aos desafios, aos compromissos e aos sonhos que fazem parte do nosso quotidiano. Assim, para rezarmos, para termos êxito na nossa vida académica e para estarmos bem com os outros e com nós mesmos, precisamos de estar saudáveis.
O Grupo de Cantares tem o intuito de tornar a vida comunitária mais fluída, isto é, tem a missão de criar momentos de lazer e bem-estar, mediante tempos de encontro e de convívio para toda a comunidade
A pastoral da cultura divide-se em diferentes equipas. A Revista Cenáculo dos Alunos da Faculdade de Teologia tem como objetivo a reflexão cultural. Com isto, além do conteúdo teológico vigente no ensino académico, esta publicação pretende incutir nos alunos o gosto pelas diversas áreas do saber. Assim, a Revista Cenáculo concebe a reflexão pensante como fundamental para a vivência quotidiana da comunidade.
O papel da equipa de comunicação é também relevante, pois procura organizar, divulgar e registar as diversas atividades existentes na casa ao longo do ano, organizando o jornal dos Seminários Arquidiocesanos, o Voz de Esperança, o site e as redes sociais, Faz Sentido.
É também de destacar o trabalho da biblioteca, que pretende zelar e organizar o espaço bibliotecário, ser coordenadora dos materiais que a comunidade possui e dinamizadora da leitura, colaborando com a comunidade no sentido de a ajudar a encontrar fontes que enriqueçam e facilitem o seu estudo.
Os movimentos apostólicos são a Conferência de São Vicente de Paulo, que tem como principal objetivo, através daqueles que são os princípios da Sociedade de São Vicente de Paulo – caridade, pobreza e apostolado – sensibilizar os seminaristas para a ação socio-caritativa, promovendo-se iniciativas com vista à ajuda socio-caritativa nas dioceses de Braga e de Viana do Castelo;
A Legião de Maria, que procura dar a conhecer este movimento laical onde cada membro se sente pessoalmente comprometido a fazer nascer e a propagar a fé;
E, por fim, o Escutismo, concretamente o Clã 8 que, alicerçado à pastoral juvenil, possibilita aos seminaristas viverem e crescerem em contacto com o ideal de Baden Powell. Neste sentido, é-lhes permitido conhecer e experienciar uma vida escutista, fundada nas dimensões base do movimento. Assim, o escutismo, no seminário, potencia a vivência da fé em contexto pastoral.