Identidade

O Seminário Menor a partir da Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis

O verdadeiro sentido que o Seminário Menor traz a cada jovem, que se propõe passar por esta casa, alicerçada na pessoa de Cristo, traduz-se na permanente ajuda para encontrar e descobrir o caminho mais genuíno da vocação que Deus lhe propôs.

Contudo, para que este processo de amadurecimento vocacional corresponda, ao que Deus lhe aponta, é necessário ser coadjuvado com a Igreja doméstica de cada jovem, que se disponibiliza para fazer esta caminhada. De forma complementar, também deve ser acompanhada em dinâmica com a comunidade paroquial, com os diferentes grupos e movimentos que a compõem, contribuindo assim para um sadio desenvolvimento psicológico, especialmente no que diz respeito à vida psicoemocional.

Para além disto, a instituição deve dar importância às especificidades das qualidades de cada jovem, para que permita, caso seja possível e oportuno, torná-las mecanismos de evangelização. Deve, igualmente, valorizar qualquer outro género de ligações que o trouxeram a colocar a proposta desta casa na sua vida como, por   exemplo, o modelo de vida do seu pároco, a frequência assídua dos respetivos sacramentos, a participação nas propostas vocacionais da sua diocese, da paróquia ou do arciprestado ou outras experiências.

Ao longo desta caminhada, o Seminário, atendendo à idade de cada rapaz, tem como obrigação estimular a dimensão humana de cada um  e conduzi-la a bom rumo, para que haja  encontro na pessoa de  Cristo, encontro esse que deve ser  fundamentado, a partir da oração, da disponibilidade para os outros, na atenção aos outros, da escuta, da educação para a sobriedade no uso dos bens e para uma vida simples,  entre outros aspetos.

Deve-se acrescentar que um elemento necessário nesta formação espiritual é, sobretudo, a vida litúrgica e sacramental, na qual os jovens, de acordo com a idade, deverão participar com uma tomada de consciência sempre mais viva, juntamente com a devoção mariana.

Na verdade, mesmo colocando esta proposta da pessoa de Cristo na sua vida, não significa que a deva tomar como garantida, pois urge alimentá-la e permanecer em permanente comunhão.

Desta forma, o Seminário não só deve aprofundar a dimensão espiritual, pastoral e humana, como também deve garantir uma preparação escolar completa para dar acesso aos estudos universitários, para que tenham, caso descubram que o sacerdócio não corresponde ao desígnio da vida deles, a possibilidade de enveredar por outro modo cristão de vida, ou seja, o Seminário também se deve sentir bem por contribuir para o enriquecimento da dimensão intelectual de cada um.

Nesse sentido, caso seja possível, o Seminário deve oferecer formação complementar como, por exemplo, o ensino musical ou qualquer outro tipo de formação importante para as dinâmicas sociais.